A Câmara de Esposende assinala o 12.º aniversário do Albergue de S. Miguel, de Marinhas, que já acolheu mais de 35 mil peregrinos com uma caminhada no próximo dia 13 de Maio, anunciou esta quarta-feira a autarquia em comunicado.
Organizada em parceria com a Associação Via Veteris, União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e a delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, caminhada decorre entre São Pedro de Rates – Póvoa de Varzim e o Albergue de São Miguel, com partida às 10h00 e chegada prevista para as 18h00, culminando com um Lanche ESlocal, onde os participantes têm oportunidade de degustar alguns produtos locais. A actividade é gratuita e aberta à participação de todos os interessados, mediante inscrição prévia, até ao dia 11 de Maio, em www.visitesposende.com.
Pensado para a valorização e promoção do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, o Albergue de S. Miguel está em funcionamento desde Maio de 2011, dispondo de dormitório, cozinha equipada, sala de refeições/convívio com espaço de lazer, balneários, sanitários, lavandaria e Internet.
CRESCIMENTO DE 70%
Até ao final de 2022, o Albergue de S. Miguel acolheu 35.142 peregrinos, maioritariamente estrangeiros e oriundos sobretudo de países como a Alemanha, Espanha, Polónia, França e Itália.
Ainda de acordo com os números avançados no comunicado, o albergue tem registado uma procura crescente, sendo que, no último ano, registou um novo crescimento nas dormidas com um total de 5.273, que se salda num acréscimo de mais 70% de pernoitas em relação a 2021. O número crescente de peregrinos tem-se reflectido também na procura do Centro de Informação Turística, com um registo de 2.977 peregrinos em 2022, que representa um crescimento de 64% face ao ano anterior.
“Este aumento significativo resulta, em grande parte, do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do acordo de cooperação institucional, assinado em Julho de 2011, entre os municípios do Esposende, Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, para a investigação, promoção e dinamização do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela”, refere a autarquia esposendense.
Refira-se que o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, entre o Porto e Santiago de Compostela, atravessando o Minho, foi reconhecido através de uma portaria publicada em Fevereiro de 2022, considerada a “importância histórica e cultural” deste itinerário.
A certificação foi o culminar de um processo iniciado pelos municípios, com vista à investigação, promoção, dinamização e gestão daquele itinerário, em parceria com a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal.
“A somar a este trabalho, as muitas acções de valorização e promoção do Caminho levadas a efeito pelo município, em articulação associação esposendense Via Veteris e com outros parceiros locais, têm igualmente constituído também um motor de crescimento e desenvolvimento da procura por este itinerário rumo a Santiago de Compostela”, afirma a Câmara presidida pelo social-democrata Benjamim Pereira.
A autarquia lembra que no âmbito do projecto ‘Arte no Caminho’ foram, recentemente, inaugurados nas freguesias de Mar e Belinho, dois fontanários da autoria do artista de Marinhas, Américo Abreu, um projecto que “confere dinamismo ao Caminho Português da Costa, tornando-o cada vez mais um corredor cultural, transmitindo igualmente conforto e proximidade, através da implantação de pontos de apoio ao peregrino”.