REGIÃO

REGIÃO -

Esposende convida a descobrir património cultural do concelho este fim-de-semana

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

À semelhança de anos anteriores, a Câmara de Esposende participa nas Jornadas Europeias de Arqueologia 2024, que decorrem este fim-de-semana, numa iniciativa conjunta que reúne mais de 46 países europeus.

A programação arranca na sexta-feira no Centro Interpretativo de S. Lourenço, com a apresentação, ao longo no dia, do projecto europeu SciArt, do programa Erasmus+, cujo objectivo é melhorar as competências dos alunos do século XXI, através de uma abordagem STEAM inovadora e inclusiva em artefactos do Património Cultural.

No sábado, pelas 15h00, no Forte de S. João Baptista, decorre uma apresentação, onde o público fica a conhecer os trabalhos mais recentes ou em curso, em diferentes sítios arqueológicos costeiros de Esposende, alguns até agora desconhecidos. É uma oportunidade para descobrir aspectos do naufrágio quinhentista de Belinho e conhecer resultados das escavações arqueológicas em curso na envolvente do Forte de S. João Baptista.

Já no último dia, domingo, pelas 08h30, no Castro de S. Lourenço, realiza-se uma actividade de observação de aves, inspirada na singularidade do património cultural, sob orientação de Carlos Rio, fotógrafo de vida selvagem. O ponto de partida acontece no Centro Interpretativo de S. Lourenço, com uma abordagem sobre as espécies que habitam este território, desde a sua ocupação, seguindo-se o percurso nas imediações do Castro, onde é feita a observação de espécies que ainda hoje lá ocorrem.

As jornadas são coordenadas pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives e pelo Conselho da Europa e, em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural.

Todas as iniciativas têm entrada gratuita, podendo a programação ser consultada na agenda online do município de Esposende ou na página oficial das JEA, da Direcção-Geral do Património Cultural.

Para mais informações e inscrições, os interessados devem contactar através do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 179.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.