No âmbito do projecto financiado “Cultura para Todos”, o município de Esposende está a promover workshops sobre ‘Metodologias Participativas: da ideia à prática’, anunciou a autarquia.
O objectivo é contribuir para a capacitação e melhoria da qualidade dos serviços prestados nas organizações que integram a Rede Social de Esposende.
O primeiro momento de capacitação decorreu no passado dia 11, na Casa da Juventude, que contou com a colaboração do sociólogo Alcides A. Monteiro, director do 2º Ciclo em Empreendedorismo e Inovação Social.
Participaram 24 profissionais de 13 instituições do concelho com respostas sociais dirigidas às pessoas mais velhas, e ainda, do município. Privilegiou-se o envolvimento dos/as profissionais que trabalham em respostas sociais dirigidas a esse grupo etário, pretendendo-se, assim, dar respostas aos desafios que se prendem com o envelhecimento.
A próxima acção realiza-se no dia 25 de Novembro.
A promoção destas dinâmicas visa alavancar as linhas estratégicas e metas de intervenção que vão orientar a definição de um Plano Estratégico Local de Promoção para a Longevidade, em construção, cujo objectivo é contribuir para a maior qualidade de vida e reafirmação dos direitos de cidadania das pessoas mais velhas.
Para atingir esse objectivo é necessário optimizar recursos e repostas do território, que aumentem a sua capacidade funcional, os seus níveis de participação, os padrões de saúde, segurança, acessibilidade e felicidade, por forma a favorecerem a educação ao longo da vida, o diálogo entre gerações e reafirmem os valores do respeito, dignidade e autonomia.
“A Rede Social de Esposende tem fomentado uma dinâmica social e colaborativa, no município, integrando os recursos institucionais e a participação directa dos/as promotores/as e beneficiários/as, assim como o envolvimento da comunidade, assumindo como principal objectivo o desenvolvimento de políticas que propiciem a longevidade com qualidade de vida das pessoas, assim como o seu comprometimento com o espírito de cidadania e os valores de uma democracia participativa e solidária, com recurso à arte, desporto, cultura e inclusão social, associado ao bem-estar físico e saúde”, refere a autarquia em comunicado.