O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, recebeu esta quarta-feira a Medalha de Benemerência, atribuída pela delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, durante as cerimónias evocativas do 30.º aniversário, que pede apoio para criação de um centro de apoio às famílias mais necessitadas.
Na cerimónia foi distinguida, ainda, a Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, com a Medalha de Agradecimento, além de 41 colaboradores da instituição que foram condecorados pelos serviços prestados.
“A delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa destaca-se pelo papel fundamental que desempenha, no socorro e apoio às populações. Por isso, o município de Esposende tem privilegiado a partilha e a cooperação institucional, como método para melhor servir as populações”, afirmou Benjamim Pereira, lembrando que “afinal é o objectivo das duas instituições”.
Numa cerimónia condicionada pelas restrições decorrentes da pandemia, obrigando ao cumprimento de todas as regras e recomendações da Direcção-Geral de Saúde, o presidente da Câmara vincou os apoios que o município tem concedido às instituições que lidam directamente com as populações, no combate à covid-19, nomeadamente a Cruz Vermelha, os bombeiros e as IPSS.
“São momentos difíceis os que atravessamos e só a responsabilidade de todos permitirá que superemos esta fase tão negativa. Aproximam-se festividades em que o convívio predomina e, por isso, apelo à acção consciente de cada um”, concluiu Benjamim Pereira.
CENTRO DE APOIO ÀS FAMÍLIAS
O presidente da delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, José Vieitas Amorim, agradeceu toda a colaboração e ajuda, institucional e financeira, que o município tem dispensado à instituição, não deixando de apontar objectivos futuros.
“Queremos prosseguir com o projecto social que temos em curso, aprofundando as parcerias existentes, mas também queremos criar melhores condições para os nossos serviços”, afirmou, acrescentando que se “revela importante a construção de uma garagem para a frota automóvel, assim como a criação de um centro de apoio às famílias mais necessitadas”.
A Cruz Vermelha de Marinhas adquiriu, recentemente, uma viatura para transporte de doentes e está em fase de aquisição de equipamentos para uma viatura de socorro. Às solicitações, o presidente do município assegurou que “continuará a apoiar, na medida das possibilidades e em função das necessidades que forem surgindo”.
O presidente da Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva agradeceu “a todos os profissionais de saúde que combatem a pandemia”, vincando a importância que a delegação da Cruz Vermelha adquire para a população local.