Os fontanários nas freguesias de Mar e Belinho, situados no Caminho de Santiago e que se inserem no projecto de dinamização desse percurso, foram inauguradas.
Na cerimónia de bênção das duas novas obras de arte, que decorreu no passado sábado, o presidente da Câmara Municipal destacou “as inúmeras actividades que o Caminho de Santiago traz para o concelho, dinamizando a economia local e sendo factor de atractividade turística”.
“Queremos proporcionar o conforto necessário aos peregrinos, criando, ao longo caminho, espaços de lazer e de convívio”, reforçou Benjamim Pereira. O autarca destacou que além da dinamização que “o município confere ao Caminho da Costa para Santiago de Compostela, através do albergue, são diversos os investimentos, através da colocação de obras de arte e da construção de espaços de descanso e lazer”.
As esculturas, da autoria do artista de Marinhas, Américo Abreu, pretendem conferir “a espiritualidade que este percurso reclama”. Além da dinamização que o município confere ao Caminho da Costa para Santiago de Compostela, através do Albergue, são diversos os investimentos, através da colocação de obras de arte e da construção de espaços de descanso e lazer.
Os dois fontanários, cuja instalação teve a comparticipação do município, estão ligados à rede pública de água, tendo, assim, como principal objectivo, a hidratação dos peregrinos do Caminho de Santiago e todos aqueles que ali passam.
Manuel Abreu, presidente da Junta da União de Freguesia de Belinho e Mar destacou o empenho de todos os que tornaram possível estas obras e defendeu o contínuo investimento nas freguesias.