Até Setembro de 2025, a Câmara de Esposende vai investir cerca de 835.000 euros na promoção e digitalização do comércio e serviços de proximidade, no âmbito do projecto Bairros Comerciais Digitais, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou esta terça-feira a autarquia.
“Esposende viu aprovada a sua candidatura a esta medida do PRR, tendo sido contemplado com uma verba no montante de 834.592,12 euros, recursos que serão aplicados no sector comercial local, indo ao encontro das necessidades dos consumidores e preparando os estabelecimentos para os desafios futuros”, refere a autarquia em comunicado.
Para operacionalizar a medida, integralmente financiada por fundos europeus, a Câmara esposendense vai estabelecer um contrato de consórcio com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), denominado ‘EsposendeLink’, de acordo com proposta aprovada em reunião do executivo, por unanimidade.
ACÇÕES
O projecto Bairros Comerciais Digitais surge como “uma medida catalisadora do crescimento económico para combater os efeitos da retracção económica a nível mundial resultante da crise pandémica da doença covid-19”, permitindo “incrementar várias inovações em diferentes dimensões, que envolvem, maioritariamente, uma natureza digital e tecnológica, sendo que várias delas contribuem simultaneamente para a transição verde, a resiliência e dinamização económica”.
De acordo com a autarquia, os eixos de intervenção do projecto assentam em formas de inovação organizacional com contributos para a co-criação, cidadania activa e as indústrias criativas. Entre várias outras acções previstas, prevê-se o reforço da conectividade (rede Wifi), a instalação de mupis e ecrãs digitais, a criação de Websites e aplicações móvel (APP) ‘Bairro Digital’ e ‘EsposendeLink’, onde estará disponível informação sobre a oferta do Bairro. Um sistema de slots de entregas digital e uma plataforma de gestão de estacionamento (incluindo sensorização) são outras das medidas a desenvolver.
Segundo o presidente do município, “o projecto Bairros Comerciais Digitais procura, assim, promover a digitalização da economia, seja através da adopção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio, seja por via da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários”.
Benjamim Pereira sublinha a necessidade de acompanhar a evolução do sector e perceber os seus desafios, cada vez mais exigentes, procurando dar resposta às necessidades em cada momento.
“A ACICE afigura-se como o parceiro ideal para o desenvolvimento deste projeto, ambicioso e exigente. Estamos certos de que Esposende e o seu sector comercial darão um importante e decisivo passo através deste impulso”, afirma.