A CIVITAS Braga – Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos promove esta quarta-feira, a partir das 19h00, na Avenida Central, em Braga, uma vigília que marcará a milésima hora de guerra na Ucrânia.
«Este é um momento de solidariedade para com todas as pessoas ucranianas: as vítimas desta guerra, as que ficaram feridas, as que perderam entes queridos, as que se viram obrigadas a fugir para sítios desconhecidos, as que continuam na Ucrânia, as que esperam por quem ainda não conseguiu ou pôde sair», refere a organização.
Segundo a CIVITAS, «em especial, é um momento de solidariedade para com todos os ucranianos que vivem em Braga: os que já cá estavam e os que para cá fugiram agora».
«É também um momento para agradecer a todas as pessoas que, desde o início deste conflito, se têm esforçado por emendar a situação e, de forma muito particular, às organizações de Braga, bem como todas as pessoas que delas fazem parte ou as ajudam, que se têm juntado para garantir o transporte para Portugal, o acolhimento e a integração das pessoas refugiadas», sublinha.
A iniciativa permitirá ainda «celebrar a Ucrânia, a sua gente e a sua cultura», num momento que será preenchido com música e poesia ucraniana, assim como outras expressões da cultura deste país do leste da Europa.
Já se juntaram à acção mais de 20 organizações, entre movimentos informais e institucionais, de cariz social, activista, educacional ou religioso.