É já este domingo que se realiza a 5ª edição da ‘mítica’ Subida à Santa Engrácia em Bicicleta, prova que vai decorrer em Gême, Vila Verde.
É a cronoescalada mais exigente e desafiante da zona Norte. São apenas 900 metros de inclinação média de 17%, com algumas secções do percurso a marcarem 21% de inclinação.
A prova começa a ganhar expressão entre os amantes das duas rodas, que vêm de vários pontos da região para ‘conquistar’ a subida.
«Este é um desafio, pois é uma prova muito exigente», afirma Paulo Gonçalves, mentor e responsável da organização, que conta com os apoios da junta de freguesia de Gême e da câmara municipal.
Desde o centro da freguesia até ao renovado Monte de Santa Engrácia, são 900 metros de puro músculo, adrenalina e resistência. Os participantes farão duas subidas, uma de qualificação e os 30 apurados disputarão a final.
CAMINHADA
Além da competição, a iniciativa congrega momentos de descontração, lazer e convívio. No local estará instalado um espaço de cycling e será realizada uma aula de zumba, além de uma caminhada pela zona alta, de cerca de 5 km.
«Neste caso, não há custo de inscrição, apenas a doação de um bem alimentar para, depois, doarmos, a uma instituição», revela.
No fundo, «queremos envolver o maior número de pessoas e gerar um momento de convívio», declara.
A caminhada tem início às 09h00, «para desfrutar e conviver».
No final, com a colaboração da junta de freguesia de Gême, será oferecido um lanche a todos os presentes.
Aos competidores da crono-escalada será oferecido um cabaz de produtos e outras lembranças, «do melhor que existe nestas provas».
ovilaverdense@gmail.com