A Estratégia Cultural de Braga 2020-2030, que tem como foco a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, está aberta a comentários e sugestões até dia 15 de Maio.
Em comunicado, a Braga Cultura 2030 refere que se trata de um documento que «norteará a cultura na cidade, com propostas para agentes culturais, artistas e estruturas, que serão implementadas ao longo de uma década».
O documento, provisório, foi apresentado no início de Março e contou com a participação de cidadãos, autarquia, agentes culturais e criadores. Até 15 de Maio, os interessados podem apresentar contributos e sugestões para o documento definitivo, que consubstanciará a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.
O processo começou em 2018, com o diagnóstico do tecido cultural de Braga, naquela que foi uma oportunidade para fazer o levantamento de recursos, aspirações e potencialidades do território. Em 2019, através de dois programas diferentes, foi feita a auscultação das necessidades e ambições da comunidade.
No início deste ano, foram reunidas todas as ideias e redigido o documento provisório da Estratégia Cultural de Braga 2020-2030. A iniciativa é da Câmara de Braga e do Theatro Circo.