Ponte de Lima vai passar a dispor, na Escola da Avenida, de um projecto inovador, intitulado “Estúdio das Artes”. Trata-se de uma acção dinamizada pela Delegação de Ponte de Lima da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo, que assume como um dos seus objectivos a «facilitação de experiências diversificadas em igualdade de oportunidade e no uso pleno da sua cidadania». A inauguração do projecto está marcada para o dia 22 de Novembro, pelas 15 horas.
Em parceria com o Município de Ponte de Lima, o projecto visa «colmatar a falta de resposta profissionalizante para adultos em situação de risco, no âmbito das artes, criando uma oficina de trabalho e formação, aberto à comunidade».
Assim, esta iniciativa pretende criar um Estúdio de trabalho criativo e artístico, em simultâneo com mostra de trabalhos realizados, no sentido de «proporcionar oportunidades e experiências diversas, com vista à concretização de experiências de vida».
No estúdio, o visitante pode contemplar o trabalho desenvolvido ao longo dos anos em ateliers e oficinas pelo Centro de Reabilitação de Ponte de Lima da APPACDM de Viana do Castelo, participar em workshops abertos a diversos públicos e apresentações de espectáculos de Música e Dança.
OBJECTIVO DO PROJECTO
O objectivo geral deste projecto passa por «dar oportunidade para que as pessoas em situação de risco tenham uma vida activa e recompensadora afirmando este Concelho como uma referência cultural inclusiva. Pretende-se proporcionar aos participantes a oportunidade de investir num projecto artístico único, autêntico e pessoal; aprofundar conhecimentos; partilhar talentos, fomentar o gosto e conhecimento pelas diferentes actividades artísticas; estabelecer parcerias com empresas e associações culturais e autarquias; criar pontes com o mercado artístico e participação e promoção de workshops bem como formação no âmbito das artes performativas.