A Câmara de Tui, em colaboração com a Câmara de Valença, tem a decorrer, até 7 de Fevereiro, um inquérito, para que os moradores contribuam para a definição da ‘Estratégia e Plano de Acção 2030’ para a Eurocidade, constituída pelos dois municípios.
Com a concepção liderada pela autarquia galega, a estratégia pretende “organizar, integrar e coordenar as dinâmicas de cooperação existentes no território, identificando medidas concretas e instrumentos inovadores para a articulação e desenvolvimento do espaço fronteiriço e que, ao mesmo tempo, constituam elemento de reforço e afirmação da identidade da Eurocidade”, explica a Câmara de Valença em comunicado enviado à imprensa.
Com o propósito de “dar voz aos agentes do território”, a elaboração da estratégia “será baseada num importante processo participativo”. Por um lado, é criado um grupo de trabalho que represente tanto os municípios como os seus actores de forma representativa, integrando as respectivas administrações, os diferentes sectores económicos e os principais grupos sociais. De forma complementar, também haverá mesas temáticas e entrevistas individuais com esses actores.
Por outro lado, é disponibilizado um inquérito à população de ambos os municípios, com o objectivo de conhecer as suas opiniões, sugestões e comentários. Este inquérito será realizado presencialmente em pontos-chave de ambos os concelhos, estando também disponível para preenchimento em formato digital nas secções Eurocidade dos dois sites municipais, assim como nas suas redes sociais.
“Espera-se que, através do diagnóstico do território por seis áreas temáticas – urbanismo, governação transfronteiriça e gestão conjunta de serviços básicos, desenvolvimento económico e inovação territorial, ambiente e energia, desafio demográfico e bem-estar social e digitalização – se possa definir a visão, as linhas de acção, os meios de financiamento e os mecanismos de avaliação da Estratégia Eurocidade 2030”, especifica a autarquia.
“Uma estratégia que, em última análise, nos permitirá focar nos desafios enfrentados por ambos os municípios -especialmente após a crise do Covid- 19- para projectar de forma participativa acções que fortaleçam a cooperação fronteiriça e possibilitem o desenvolvimento socioeconómico de Tui e Valença”, sublinham.
A publicação dos resultados está prevista para Março deste ano e terá lugar nas secções Eurocidade de cada site municipal. Serão ainda realizados dois eventos públicos, um em cada município, para divulgar a estratégia e plano de acção para 2030.
A iniciativa insere-se no quadro do projecto europeu Unicidade, que visa reforçar os processos de cooperação entre os agentes das administrações públicas de ambos os municípios.
O projecto foi aprovado no âmbito do programa de cooperação Interreg VA Espanha – Portugal 2014-2020 e é co-financiado a 75% por fundos europeus.