VILA VERDE -
«Exaltação do mundo rural» na XVIII Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho

«Exaltação de costumes e tradições do mundo rural». É essa a premissa da XVIII Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho. O público será brindado com um programa recheado de actividades diversificadas, do cortejo etnográfico à música popular, passando pela gastronomia e pelas recriações de práticas ancestrais, não faltando por isso atractivos que fazem de Escariz S. Martinho um destino de eleição no próximo fim-de-semana, dias 28 e 29 de Setembro, no Lugar da Igreja.

Inserida na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, a organização da iniciativa fica a cargo da paróquia e conta com o apoio da União de Freguesias de Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho.

«VALORIZAR TRADIÇÕES E A IDENTIDADE CULTURAL»

PUBLICIDADE

Para as pessoas de Escariz S. Martinho, a Festa das Colheitas é «muito importante», salienta o presidente da União de Freguesias, Adelino Machado, que afirma ainda que as celebrações permitem «mostrar os produtos da região e, ao mesmo tempo, valorizar tradições e a nossa identidade cultural».

O autarca sente «orgulho» na dinâmica que a Festa das Colheitas imprime na freguesia: «Vêm pessoas de todos os lados e isso contribui para a promoção da gastronomia e do comércio local». Para Adelino Machado, Escariz S. Martinho deve ser um destino de eleição, «não só por causa do programa que a festa oferece, mas também pela hospitalidade das pessoas da freguesia».

O presidente garante ainda que quem participar no evento «poderá sentir e presenciar uma autêntica e genuína exaltação do mundo rural».

28 DE SETEMBRO

O evento arranca por volta das 14h30, com o cortejo etnográfico e desfile de oferendas, sendo que a animação do cortejo fica entregue à música popular dos tocadores de concertinas e cavaquinhos. De seguida, o tradicional corte das canas de milho e no final uma merenda no campo para ajudar a recuperar forças, com broa, pataniscas e vinho. O primeiro dia do evento conta ainda coma uma Grande Desfolhada (às 20.30h, no adro da igreja) e a Festa da Concertina e Cantares ao Desafio, que começa às 21h e se prolonga pela noite dentro com muita alegria e diversão.

29 DE SETEMBRO

Domingo arranca com a Eucaristia em Acção de Graças pelas Colheitas, por volta das 10h, transmitida na Rádio Voz do Neiva. Terminada a Eucaristia, terá início a feira agrícola. As celebrações da XVIII Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho terminam com as danças e os cantares típicos da região no Festival Folclórico, que terá início pelas 16h30. Durante os dois dias, os visitantes podem também apreciar a decoração da igreja paroquial, que por esta altura é embelezada com arranjos coloridos criados com os produtos do campo.