Excursões Barros assinalam 59 anos da primeira viagem organizada a partir de Barbudo

As Excursões Barros, empresa sediada em Barbudo, no concelho de Vila Verde, assinalaram os 59 anos da realização da sua primeira viagem organizada, uma excursão que partiu nos dias 12, 13 e 14 de julho de 1967 com destino ao Santuário de Fátima.

A efeméride foi assinalada com uma evocação da origem da empresa e da visão do seu fundador, Francisco Barros, conhecido na comunidade como “Kiko de Barbudo”, que, numa época em que viajar era um privilégio para poucos e as deslocações eram longas e exigentes, começou a proporcionar viagens organizadas a dezenas de pessoas da região.

Num Portugal sem autoestradas e com uma rede viária muito diferente da atual, a primeira excursão constituiu uma verdadeira aventura de três dias. O percurso incluía paragens em Oliveira de Azeméis, onde era feito o almoço, na Mata do Buçaco, para descanso, e em Pombal, antes da chegada ao Santuário de Fátima. No regresso, o grupo passava ainda pela Figueira da Foz, permitindo a muitos participantes ver o mar pela primeira vez.

Recordando esse período, Francisco Barros explica que as excursões decorriam frequentemente durante a semana. “Na altura, por muita gente trabalhar no campo e não ter emprego, era mais fácil viajar à semana. O domingo era geralmente mais ocupado com comunhões ou casamentos”, refere.

As viagens eram marcadas pelo convívio, pela partilha e pela dimensão religiosa, reunindo familiares, amigos e vizinhos numa experiência que ultrapassava o simples ato de viajar. Com o farnel preparado para o caminho e longas horas passadas no autocarro, criavam-se memórias que perduraram ao longo das décadas.

Passados 59 anos, a empresa continua a desenvolver a sua atividade, preservando o espírito de proximidade e de convívio que esteve na origem da primeira excursão. Na mensagem comemorativa, a família Barros destaca que, apesar das profundas mudanças nas estradas, nos veículos e na forma de viajar, permanecem os valores de união, partilha e dedicação que marcaram o percurso da empresa desde a sua fundação.

A celebração constituiu também uma homenagem ao fundador, reconhecendo o legado construído ao longo de quase seis décadas e agradecendo a todos os que fizeram parte da história das Excursões Barros, uma referência no transporte ocasional e no turismo em Vila Verde e na região do Minho.

[email protected] / Com Gabriela Ferreira

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais