REGIÃO

REGIÃO -

Executivo de Guimarães aprova Escola Hotel IPCA

O Executivo da Câmara de Guimarães aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, o concurso para a execução da Escola Hotel Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), com um preço base de 15 milhões 985 mil euros, mais IVA, com um prazo de vigência do contrato de 730 dias.

O projecto abrange uma área de quase três hectares de terreno, na Quinta do Costeado, integra a casa senhorial existente e respectivas dependências na zona da Cruz de Pedra e toda a zona envolvente, onde fica o novo edifício.

Com uma construção sustentável, em madeira, e recuperados os jardins, num processo que estende a requalificação da Cidade Berço até à Circular Urbana.

Os arquitectos Filipe Vilas Boas e Pedro Vinagreiro, da empresa Work Book, indicaram, em 2021, na apresentação do projecto que a casa senhorial existente, após a recuperação, recebe a escola-hotel, com um conjunto de quartos reduzido para alberga hóspedes e que tem como único objectivo a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos durante os cursos que são ministrados pelo IPCA naquele espaço.

A zona das antigas adega e cavalariça, recebe uma cozinha com o mesmo intuito.

O novo edifício a ser construído tem como função a vertente pedagógica, distribuindo-se por cinco pisos (um deles subterrâneo). Aí ficam instaladas valências como salas de aula, salas de professores, laboratórios, cozinha, cafetaria, cantina, auditório, serviços administrativos, entre outras.

Aqui são utilizados materiais de baixo custo de manutenção, como a madeira lamelada e o acabamento cerâmico das partes exteriores.

O edifício tem ainda uma esplanada voltada a poente e, no último piso, uma cobertura que se pretende como espaço verde.

O projecto inclui um conjunto de pátios que se projectam numa estrutura de vidro aberta, para aproveitamento da luz natural.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE