No âmbito das comemorações do Dia do Exército, o Chefe de Estado Maior do Exército ofereceu este sábado a Viana do Castelo uma peça da autoria de Luís Morais, que fica agora instalada na praça do Eixo Atlântico. As comemorações do Dia do Exército terminaram hoje em Viana do Castelo, depois de seis dias repletos de atividades. A ministra da Defesa, Helena Carreiras, marcou presença e garantiu que o Governo vai assegurar “recursos adequados” para melhorar condições de atratividade no Exército.
A semana do exército em Viana do Castelo fica assim, marcada por aquele momento simbólico, a oferta de um coração de Viana à cidade por parte do exército.
O coração foi elaborado com metais ferrosos, ferro e aço e maioritariamente com materiais reciclados ou em fim de vida, nomeadamente peças usadas de viaturas do Exército Português.
As peças são unidas por dois processos de soldadura, a arco eléctrico com eléctrodo revestido (inverter) e sistema MIG com gás inerte (semiautomática).
O mesmo é composto por peças de viaturas militares contemporâneas do 25 de Abril de 1974, como o prato de embraiagem e corrente de distribuição de viatura todo-o-terreno, um carreto maior da distribuição de uma viatura pesada, e ainda pequenos carretos.
Depois de concluído, foi dado um acabamento de zinco por eletrozincagem e lacagem em dourado.
Na cerimónia, o autarca de Viana do Castelo ofereceu também uma peça de Mário Rocha ao Exército como forma de agradecimento pela escolha da cidade para as comemorações.
ovilaverdense@gmail.com