A Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) espanhola autorizou a exploração de uma ligação ferroviária entre a Corunha e o Porto pela empresa alemã Arriva.
O Eixo Atlântico classifica de «tremendamente positiva» a autorização dada à Arriva (uma subsidiária da Deutsche Bahn alemã) para concorrer com a Renfe (Espanha) na linha de comboios internacional entre o Porto e A Corunha.
«É uma notícia tremendamente positiva, de uma relevância e importância extraordinárias, porque acaba por ser a iniciativa privada a dar resposta ao que vimos reivindicando, uma ligação entre o Porto e a Corunha que, no futuro, poderá converter-se numa ligação entre a Corunha e Lisboa como defendemos», afirma à Lusa o secretário-geral do organismo que agrega 28 municípios portugueses e galegos.
A firma que já detém circuitos de transporte rodoviário no Norte do país, aguardava há já alguns meses por uma decisão. Segundo a imprensa espanhola, a CNMC emitiu ontem a autorização permitindo que a Arriva entre em concorrência directa com a espanhola Renfe e a portuguesa CP, na exploração da linha entre a Galiza e o Porto.
Após largos meses em processo de avaliação do projecto da empresa alemão, aquela comissão concluiu que a entrada da Arriva na linha internacional do noroeste peninsular não afecta os objectivos e garantias dos actuais operadores.
Segundo estudos da Arriva, o percurso entre A Corunha e o Porto, demorará cerca de 2.48 horas quando a linha férrea estiver electrificada. Actualmente o comboio Celta, leva cerca de 2.20 entre o Vigo e o Porto.