A Biblioteca Municipal de Valença acolhe até final do mês de Maio a exposição “Pontos de Fuga”, inaugurada esta quarta-feira pela APPACDM.
Na sessão de abertura marcaram presença e intervieram o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, o vice-presidente da APPACDM – Júlio Viana e a técnica da CIM Alto Minho – Paula Cardona. No acto participaram utentes, corpo docente de todas as delegações da APPACDM no Alto Minho e entidades parceiras.
Segundo o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, «esta exposição é um excelente exemplo de como a Cultura e a Arte em particular são fundamentais para nos expressarmos, para termos uma sociedade mais livre, mais aberta, mais conhecedora e com equidade, onde todos se sintam partícipes».
Após a sessão de abertura todos tiveram a oportunidade de percorrer os espaços da biblioteca e apreciar o conjunto de trabalhos expostos.
EXPOSIÇÃO
A exposição ficará patente ao público até 31 de Maio e integra obras de utentes das várias delegações da APPACDM do Alto Minho, distribuídas pelos vários espaços da biblioteca.
Esta mostra pretende «divulgar o trabalho de diferentes pessoas com dificuldades intelectuais, mostrando que a arte é uma forma de comunicação universal».
A exposição caracteriza-se por um «amplo painel de trabalhos», que utiliza as mais «diversas técnicas e onde os pontos de partida e chegada, da criatividade, se apresentam tão múltiplos, livres e ricos».
Esta exposição enquadra-se no projecto “ARCO”, de Arte Contemporânea, financiado pela CIM Alto Minho e inserido no projecto “Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis Cultura para Todos”, co-financiado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu.