O Município de Vila Verde inaugurou, esta terça-feira, a exposição “Espantalhos”, criada no âmbito do projecto “Escola + Verde” e que pretende mobilizar a comunidade na luta pelo ambiente.
Esta exibição envolve todo os estabelecimentos escolares do concelho e está patente ao público nos Paços do Concelho, tendo sido realizada com o recurso a materiais de desperdício.
Para a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, este projecto é «uma verdadeira mostra da criatividade dos alunos e da excelência do trabalho que é desenvolvido nas escolas do concelho», reforçando a importância da presença da «forte componente de sensibilização para as questões do ambiente e sustentabilidade».
Na inauguração da exposição, a autarca destacou a «a originalidade, o empreendedorismo e a capacidade de realização» dos diferentes parceiros, que envolve a rede de todos os estabelecimentos de ensino básico e jardins de infância de Vila Verde, contando também o apoio dos serviços de educação e de ambiente do Município.
Este projecto vai ser possível de visitar até ao próximo dia 30 de Junho, e a edil vilaverdense agradeceu «a dedicação e o trabalho de todos»: professores, educadores e crianças.
Júlia Fernandes referiu também que só assim foi possível «a criação de magníficas obras, com espantalhos extremamente divertidos e, sobretudo, amigos do ambiente».
Por fim, a presidente da Câmara fez questão de recordar «o imaginário dos espantalhos, fortemente associado ao contexto da vida familiar no mundo rural», o que, na visão da autarca, «contribui para reforçar a mobilização da sociedade, especialmente da população vilaverdense, para as questões ambientais».
A inauguração da exposição contou também com a presença do vereador da educação, Manuel Lopes, e dos responsáveis dos agrupamentos de escolas de Vila Verde, de Prado e de Moure e Ribeira do Neiva.