VILA DE PRADO

VILA DE PRADO -

Exposição “Momentos da Vila de Prado” patente na Biblioteca Comendador Sousa Lima

A Biblioteca de Prado Comendador Sousa Lima está a acolher a partir deste sábado, 17 de Setembro, a exposição “Momentos da Vila de Prado”, da autoria de João Gonçalves Pinto. A mostra é composta por vários quadros alusivos a monumentos de património da Vila de Prado, feitos de vários materiais como arroz, pedaços de madeira, cartão, entre outros.

Na sessão de inauguração – que decorreu este sábado – marcaram presença para além do autor e algum público os vereadores da Câmara Municipal de Vila Verde Manuel Lopes e Patrício Araújo e ainda Sónia Araújo, da Junta de Freguesia da Vila de Prado. 

A acompanhar e a “abrilhantar” o momento estiveram também alguns alunos da Escola de Música da Vila de Prado, os quais Miguel Ângelo e Iara Barbosa, e o professor Luís Pinho.

JOÃO GONÇALVES PINTO

Nasceu a 27 de Julho de 1952, natural de Ruães, Braga. Casou e veio morar para a Vila de Prado, terra Natal da esposa e aqui reside desde então.

Autodidata e apaixonado desde os 5 anos pelas coisas da natureza e pelo que o rodeava, desde cedo começou a fazer quadras populares e tudo em volta do tema, começando pelo desenho e construção de objetos com aproveitamento de materiais, dando uma segunda utilidade.

Cresceu a ver a mãe fazer tapetes de Arraiolos e cedo lhe encantou os pormenores dos rabiscos e como ela preenchia os desenhos com as cores das lãs, começou a construir os seus próprios brinquedos como era habitual nas crianças da sua idade.

Há cerca de 10 anos, já reformado, a propósito das Festas das Colheitas da Vila de Prado, resolve fazer um quadro alusivo às colheitas, usando o que tinha lá por casa, como massas (de várias formas e feitios), arroz, pedaços de madeira, cartão, etc..

Depois, começou a realizar estes quadros como terapia ocupacional e nunca mais largou o gosto por estas “construções”, realizando em seguida o quadro da Igreja matriz da Vila de Prado, pela seguindo uma Custódia e outros monumentos de património da Vila de Prado.

Pelo meio, realizou outros de natureza livre e temática a pedido dos filhos ou amigos, mas a sua paixão é mesmo o bem-estar que lhe proporciona a realização dos mesmos.

Já expôs na Biblioteca da EB 2,3 de Vila de Prado e falou com as turmas que a visitaram e até mesmo, já conseguir passar o gosto para um ou outro aluno que quando o encontraram na rua, lhe contam que agora também fazem quadros do mesmo género, para se ocuparem.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE