BRAGA

BRAGA -

Exposição reúne mais de 30 trabalhos do arquiteto Fernando Jorge

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Galeria da USF do Minho, integrada na Unidade Local de Saúde de Braga, inaugurou esta sexta-feira a exposição “E a mão do Homem toca a de Deus”, uma homenagem ao percurso e legado do arquiteto minhoto Fernando Jorge, falecido em 2019. A exposição estará aberta ao público até ao dia 28 de junho.

Entre esquiços e trabalhos de execução concebidos à mão, são mais de 30 trabalhos de Fernando Jorge que expostos na Galeria da USF do Minho. Ao longo da sala, as linhas de desenho livre prendem o olhar de quem por lá passa, entre os quais se encontra o retrato da sua avó.

“É com enorme emoção que vejo esta exposição dedicada ao meu pai, o Arquiteto Fernando Jorge. Esta iniciativa permite-nos sentir um pouco a sua presença através de alguns dos seus desenhos e pensamentos, já que a sua obra completa enquanto arquiteto, essa encontra-se na rua”, referiu Rui Dias, filho de Fernando Jorge.

Nascido a 21 de janeiro de 1954 em Parada de Bouro, Vieira do Minho, Fernando Jorge Peixoto Dias iniciou a sua carreira como professor primário, até se formar arquiteto pela Escola Artística e Profissional Árvore no Porto, na década de 1980.

Desde o início da sua carreira, distinguiu-se como um dos mais proeminentes arquitetos da cidade e da região, acumulando um vasto portefólio de projetos de grande relevância, tanto no âmbito da reabilitação do património edificado, como na área da arquitetura contemporânea.

Entre as suas obras mais emblemáticas, destacam-se as reabilitações do Bom Jesus do Monte, Sameiro, Palácio Dona Chica e ‘quartéis’ da Nossa Senhora da Abadia. No panorama da arquitetura contemporânea, figuram projetos como o Hotel Meliã e o edifício do ISAVE na Póvoa de Lanhoso, além de inúmeras obras de habitação familiar.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.