Um dos cinco reclusos que fugiram há um mês da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre, foi detido em Marrocos, revela a Polícia Judiciária, em comunicado. Trata-se de Fábio Loureiro, um dos dois portugueses foragidos, também conhecido como Fábio “Cigano”.
Num comunicado enviado às redações, a Polícia Judiciária afirma que «o evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fábio Loureiro, foi detido pelas 22h00, em Tânger, pelas autoridades marroquinas, com a colaboração das autoridades espanholas, em estreita articulação com a Polícia Judiciária que, desde o dia da fuga, a 7 de setembro, desenvolveu um trabalho ininterrupto de investigação e de recolha de informação».
A PJ acrescenta que Fábio Loureiro «está condenado pelos crimes de rapto, tráfico de estupefacientes, associação criminosa, roubo à mão armada e evasão».
O fugitivo ainda será levado às autoridades judiciárias de Marrocos antes de ser extraditado para Portugal.
Foi durante muito tempo um dos homens mais procurados no Algarve. Associado a uma extensa lista de crimes, incluindo tráfico de droga e armas, posse de arma proibida, rapto e extorsão, Fábio Loureiro conseguiu por diversas vezes fugir às autoridades.
A Polícia tinha emitido mandados de captura europeus e internacionais para encontrar os cinco reclusos foragidos.
A fuga de cinco prisioneiros de Vale de Judeus aconteceu a 7 de setembro e levou, três dias depois, à demissão do diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa Gonçalves.