REGIÃO

REGIÃO -

Famalicão atribui título de Cidadão Honorário a Paulo Cunha

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vota na próxima reunião de Executivo, por proposta de Mário Passos, presidente da autarquia, a atribuição do título de Cidadão Honorário do município a ex-presidente Paulo Cunha, anunciou esta terça-feira a autarquia em comunicado.

O ex-autarca e líder de Braga do PSD será assim cidadão honorário famalicense a partir de 9 Julho, dia em que o concelho celebra o 37º aniversário da elevação da Vila de Famalicão à categoria de cidade.

Também por iniciativa de Mário Passos, o Executivo vota uma proposta de homenagem pública a 18 personalidades e a 10 instituições que se destacaram nas mais diversas áreas de acção na comunidade, desde a benemerência, à cultura, do desporto à economia e ao mérito autárquico.

A atribuição dos galardões municipais é realizada em sessão solene pública comemorativa da cidade, a realizar no dia 9 de Julho, pelas 18h00, nos Paços do Concelho.

Para além de Paulo Cunha, que foi presidente da autarquia entre 2013 e 2021, Mário Passos propõe homenagear com a medalha de mérito cultural os chefes Álvaro Costa e Lígia Santos, os jornalistas Rui Lima, Cristina Azevedo e Sandra Gonçalves, os professores Lopes Cordeiro e Martins Vieira (a título póstumo) e o presidente do Núcleo de Ribeirão da Liga dos Combatentes.

A medalha de mérito económico será atribuída aos empresários Albino Mesquita Ribeiro, António Martins Couto, Carlos Alberto Fernandes da Silva, Carlos Moreira da Silva, Francisco Oliveira, Manuel Leitão de Oliveira e Silva e Maria Leonor Seara Barroso Oliveira.

Já o mérito Desportivo vai este ano para Carlos Alberto Perliteiro do Liberdade Futebol Clube e para Rui Grenha (a titulo póstumo), do Grucamo.

Em termos de instituições, a autarquia pretende distinguir na dimensão cultural os agrupamentos de escuteiros de Gavião, São Cosme, Oliveira Santa Maria e Cruz, e a Koklus – Associação juvenil de Fradelos. Com o mérito económico as empresas Fogos de Artifício Varziela, Lavandaria Tamico e Manuel de Sousa Lopes, S.A. No desporto, a Escola de Karatté Shotokan de Delães.

“Valorizar os bons exemplos comunitários é uma obrigação do município, pelo acto de justiça associado, mas é também uma forma de promover a exemplaridade, dando sinais à comunidade para o quanto esta depende da acção individual e colectiva para a sua força”, afirma Mário Passos, citado no comunicado

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.