REGIÃO

REGIÃO -

Famalicão tem novo mural criado pela comunidade ucraniana

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Perto de três dezenas de cidadãos ucranianos criaram um mural no Parque de Sinçães, junto à Casa das Artes, que pretende retractar a forma como estão a ser acolhidos em Vila Nova de Famalicão.

A intervenção artística, denominada ‘ARTE’ID/Ucrânia’, promovida pelo município em parceria com A Casa ao Lado, e tem como motivo ilustrações de girassóis, um importante símbolo floral associado à identidade da Ucrânia, tal como elementos artísticos que remetem para a ligação entre ambos os povos, “numa óptica de florescimento e desenvolvimento de um futuro em conjunto”.

Para além do mural, também está prevista, no âmbito do projecto, a dinamização de uma sessão de cinema ‘Especial Ucrânia’ a 2 de Setembro, na Casa de Camilo (Seide S. Miguel), inserida no âmbito do Cinema Paraíso; a montagem de uma exposição do trabalho fotográfico realizado ao longo do ‘ARTE’ID/Ucrânia’, que estará patente de 23 a 30 de Setembro no Parque da Devesa; e a realização de um espectáculo comunitário orientado pela Ondamarela, com estreia marcada para o dia 16 de Dezembro, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave.

A execução das iniciativas previstas, a autarquia conta com a colaboração de parceiros como o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), A Casa ao Lado, Associação de Integração Multicultural (AIM), Ondamarela e Cineclube de Joane.

O mural insere-se no projecto ‘Ser Ucrânia – Serviço Especial aos Refugiados’, financiado pelo Programa Nacional do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2014-2020 da União Europeia.

OVILAVERDENSE@GMAIL.COM

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.