A cidade de Guimarães vai receber a X (décima) edição da Feira Afonsina, que começa no próximo dia 23 de Junho, quinta-feira, e decorre até domingo, 26 de Junho.
Este evento pretende assinalar a histórica Batalha de São Mamede, de 1128, que iniciou a formação de Portugal. Dessa forma, o Município de Guimarães pretende comemorar o momento com um programa onde constam a atribuição de medalhas honoríficas da cidade e com a realização das Jornadas Históricas.
Inserida nesse âmbito, surge o regresso da Feira Afonsina, que vai retratar o período “do condado ao reino”.
Para esse certame estão previstas várias áreas temáticas, a realização de diversos espetáculos e um momento de recriação histórica, que vai decorrer durante todos os dias do festival no Paço dos Duques de Bragança.
Já o dia 25 de Junho será dedicado às Jornadas Históricas, que são um evento científico e que «pretendem dar visibilidade às investigações sobre a época medieval e moderna», ao mesmo tempo que «oferecem aos jovens investigadores a oportunidade de apresentarem e publicarem os seus trabalhos».
Para além de duas conferências sobre o tema, vão também ser apresentados alguns estudos sobre antigos mestres vimaranenses, existindo ainda espaço «para uma reflexão onde se vai cruzar o passado e o presente dos antigos espaços industriais da cidade».