Foi ao ritmo das concertinas e das cantigas populares que arrancou, esta tarde, mais uma edição da Festa das Colheitas da Lage, Vila Verde. A pequenada deu um colorido e brilho especiais ao momento, recriando algumas atividades agrícolas, da desfolhada à malhada de feijão e, até, a apanha da azeitona e a abertura dos ouriços.
Foi com grande agitação dos mais novos que abriu, assim, mais um certame, a que se juntaram os adultos dos diversos movimentos paroquiais de S. Julião da Lage, que montaram a Feira-Mostra, onde pontuam os frutos da terra, os licores e as compotas, bem como a doçaria, entre outros ‘sabores da terra’.
Coube à Rusga de Godinhaços animar o ‘terreiro’ e dar um toque mais popular ao momento.
A segunda edição da Festa das Colheitas vai prosseguir este sábado, com a realização do magusto, com caldo verde, fêveras, pão e vinho.
DOMINGO
No domingo, dia 22 de Outubro, o dia arranca com a celebração da missa dominical (09h30).
A Feira-Mostra abre às 10h00, com serviço de porco-no-espeto. Às 14h30, atua o Rancho Folclórico da Vila de Prado.
No final, pelas 16h00, animação com castanhas assadas e vinho.
A iniciativa é dinamizada pelos movimentos católicos locais (Catequese, Escuteiros, APEAL, Centro Social, Grupo Coral, Fábrica da Igreja, Jovens em Caminhada, Liga Eucarística, Confraria de Santa Helena e ADL 2022, estando integrada na ‘Rota das Colheitas’ de Vila Verde.
ovilaverdense@gmail.com