RIBEIRA DO NEIVA (Vila Verde)

RIBEIRA DO NEIVA (Vila Verde) -

Feira Quinhentista de Vila Verde regressa às origens de Sá de Miranda, o ‘Poeta do Neiva’.

Foi na Ribeira do Neiva, onde Sá de Miranda viveu e escreveu parte da sua obra literária há cerca de 500 anos atrás, que arrancou esta manhã mais uma edição da Feira Quinhentista de Vila Verde dedicada ao ‘Poeta do Neiva’. Alunos e familiares, professores e pessoal não docente da Escola Básica da Ribeira do Neiva juntaram-se para uma jornada lúdica e cultural sobre a literatura e a vida social da época quinhentista.

A presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, e o vereador da educação, Manuel Lopes, participaram nas atividades, dinamizadas pelo Agrupamento de Escolas de Moure e da Ribeira do Neiva.

O programa incluiu uma feira quinhentista, declamações de poesia e música, num ambiente decorado com trajes da época.

EVENTO PROSSEGUE EM VILA VERDE

O evento prossegue na sede do concelho, até domingo, com dezenas de espetáculos e recriações históricas que marcam um programa intenso de atividades lúdicas e culturais.

Ao longo de três dias, centenas de alunos de diferentes níveis de ensino e diversas organizações associativas juntam-se para reeditar a Feira Quinhentista dedicada a Sá de Miranda.

No centro de Vila Verde funciona o espaço de exposição e feira em ambiente inspirado na época quinhentista, com a participação de artesãos, mercadores e gastrónomos, trajados e em tendas ou bancas a retratar os usos, costumes e modo de vida daquela época.

O Sarau Cultural (com diversos momentos que serão proporcionados pelas escolas do concelho) e o cortejo régio (que tem lugar na tarde do próximo domingo, com desfile de mais de uma centena de figurantes e representações das personalidades reais e do povo da época) serão os pontos altos do programa.

Organizado pela Câmara Municipal de Vila Verde, o evento assume-se como uma oportunidade para aprofundar conhecimentos da história do concelho e do país.

Tendo como referência as marcas da vivência do poeta na Ribeira do Neiva, a “Feira Quinhentista – Sá de Miranda por Terras de Vila Verde” conta com uma forte participação dos Agrupamentos de Escolas, da Escola Secundária de Vila Verde, da Escola Profissional Amar Terra Verde e da Academia de Música de Vila Verde.

PROGRAMA (aqui)

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE