BRAGA

BRAGA -

Feirantes do mercado voltaram ao protesto contra ida para a Alameda do Estádio

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os feirantes que operavam no exterior do mercado municipal e que a Câmara de Braga mandou, por razões de segurança sanitária, para a alameda do novo estádio municipal, voltaram, esta segunda-feira de manhã, a manifestar-se defronte dos Paços de Concelho, contra a decisão.

O grupo, hoje reduzido a três dezenas, diz que naquele local “não há clientes”, porque ninguém ali se vai deslocar. “É fora da cidade, e não passa ninguém”, dizem.

O Município, através da vereadora Olga Pereira, contrapõe que os espaços já delimitados no exterior do mercado – ainda em obras de requalificação – não cumprem as regras sanitárias da Direcção-Geral de Saúde, no que toca ao distanciamento social.

Garante que os feirantes voltarão para o local, logo que a pandemia do Covid-19 termine ou quando as regras impostas pela Direcção-Geral de Saúde forem minimizadas. “E não há nenhum local no centro da cidade disponível”, explicou

O «braço de ferro» promete continuar, já que os feirantes preparam um abaixo-assinado e iniciativas jurídicas.

Esta manhã, um grupo de comerciantes foi, com Alexandra Vieira, deputada do BE na Assembleia da República, e Alfredo Ribeiro, membro da assembleia de freguesia de São Lázaro, pelo mesmo partido, ao exterior do mercado para analisar a situação.

O BE solidarizou-se com a luta dos empresários, tendo Alfredo Ribeiro acusado a Câmara de “insensibilidade” perante o “desespero” de cem famílias impedidas de trabalhar.

Esta autarca sustentou que, junto ao mercado e nas ruas vizinhas “seria possível alargar os espaços já delimitados para os feirantes junto ao mercado, pondo-os a funcionar e a ganhar a vida”.

“Uma questão de boa vontade”, argumentou.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.