VILA VERDE

VILA VERDE -

Fernando Daniel, marchas populares e folclore no regresso do Santo António a Vila Verde

Share on facebook
Share on twitter

O cantor Fernando Daniel é o principal nome do cartaz das festas concelhias de Santo António, que estão de regresso a Vila Verde entre os dias 9 e 13 de Junho, mantendo a aposta habitual nas marchas populares e no folclore.

«É com grande satisfação que, ao fim de dois anos de paragem forçada, conseguimos retomar as festas concelhias», assinalou esta terça-feira a presidente da Câmara Municipal, Júlia Fernandes, na apresentação do programa.

PUBLICIDADE

Assinalando o «grande envolvimento» da população, associações, Juntas de Freguesia e instituições do concelho, a autarca disse existir «grande expectativa» no regresso de um «evento emblemático» de Vila Verde.

«Ao longo de cinco dias, não faltarão atractivos, num programa rico, variado e diversificado, pensado para todos as idades e todos os gostos», frisou.

O primeiro dia será preenchido com a actuação da Viv’Arte & Convidados – Miguel Oliveira, Daniel Fernandes, Diana Pereira, Rita Duarte e Liliana Nogueira – pelas 21h30 e com o espectáculo de Julinho KSD a partir da meia-noite.

Na sexta-feira, dia 10 de Junho, o principal destaque é a realização das marchas populares, a partir das 15h00, juntando crianças e adultos. À noite (22h00), actua o grupo Siga a Farra.

O sábado traz de volta a habitual corrida de cavalos (15h00) e a prova de tiro aos pratos, assim como o cortejo da tradição (17h00) com o desfile de vários carros alegóricos.

Pelas 22h00 começa o Festival Folclórico Luso-Espanhol, onde grupos de Lisboa, Arouca, Guarda, Cartaxo e Badajoz (Espanha) se juntarão ao Grupo Folclórico de Vila Verde num dos momentos mais emblemáticos das festas concelhias.

As celebrações religiosas estão marcadas para domingo, com a realização de uma missa solene (11h00) e da procissão em honra de Santo António (17h00), num dia que contará igualmente com o Festival Folclórico Concelhio (15h00) e o Concerto Filarmónico das bandas musicais de Vila Verde e de Aboim da Nóbrega (21h00).

Por se tratar de véspera do dia de Santo António, a noite será animada pelas típicas rusgas, que desfilarão pelo centro da vila, prometendo muita animação ao som das concertinas e dos cantares ao desafio.

No feriado concelhio, a 13 de Junho, sobe ao palco o principal nome do programa deste ano, o cantor Fernando Daniel, cujo espectáculo tem início marcado para as 22h00. Uma sessão de fogo-de-artifício, à meia-noite, encerra as festas.

Em todas as noites, à excepção da última, há “after-party” pela noite dentro.

MIXÕES E DESPORTO

Já este fim-de-semana, existem várias iniciativas associadas à programação do Santo António, nomeadamente a bênção dos animais em Mixões da Serra, que se realiza na manhã de domingo, igualmente após dois anos de interregno.

Também no domingo decorrerá o passeio de BTT TransMixões e haverá o Trail Antonino, com partida e chegada na Praça de Santo António, no centro de Vila Verde.

Já esta sexta-feira e no domingo, o concelho receberá a passagem do Rally Spirit Altice, com a realização de duas classificativas, numa extensão de 14 quilómetros, entre Duas Igrejas e Dossãos. As provas decorrem na tarde de sexta (15h56) e na manhã de domingo (11h36).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.