O vilaverdense Fernando Rei inaugurou esta quinta-feira, na Loja Interativa de Turismo, a exposição “Tearte”, que coloca em evidência alguns dos trabalhos do artesão natural de Aboim da Nóbrega.
Autor de trabalhos em linho distinguidos a nível nacional e internacional, Fernando Rei venceu recentemente o concurso de Artesanato Tradicional FIA Lisboa 2024, com a peça ‘Alforge Tradicional Barrosão’.
Esse é, de resto, um dos trabalhos presentes na exposição, a que se juntam vários outros, como sacos para uso diário em linho, cobertas em lã ou sacos dos trajes tradicionais, assim como padrões tradicionais em peças de uso diário.
“Quero manter as tradições que saíram dos usos e costumes”, assinalou o artesão vilaverdense no momento da abertura da exposição, que contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Vila Verde, Manuel Lopes, e de utentes da APPACDM.
Fernando Rei garantiu que, no seu trabalho, tem o objetivo de reproduzir “o mais fiel possível” aquilo que era feito pelos antepassados e que foi passando de geração em geração.
“Os tecidos são trabalhados com códigos que eram utilizados por outras gerações. Alguns desaparecem, mas vou editar um livro com os saberes e os códigos e padrões tradicionais”, anunciou o artesão.