GALA NAMORAR PORTUGAL (Vila Verde)

GALA NAMORAR PORTUGAL (Vila Verde) -

Fernando Rei volta a brilhar com produção de moda em tecelagem

O linho do Minho e o algodão de África unem-se numa nova produção do criador de moda e tecelão vilaverdense Fernando Rei. Na última noite, o criador de malas e de vestuário para alta-costura de Aboim da Nóbrega voltou a ser ‘rei’, ao apresentar a criação ‘Coração da Terra’, inspirada nos panos da terra de Cabo Verde e Guiné Bissau.

Numa ligação entre continentes, o formador da CEARTE juntou os seus formandos e produziram em 75 dias um coordenado de linho e algodão com motivos dos lenços de namorados que conquistou o júri do XX Concurso Internacional de Criadores de Moda de Vila Verde, na Gala Namorar Portugal, que decorreu na última noite.

Os criadores são vilaverdenses, Fernando Rei e a sua equipa de formandos do curso de tecelagem promovido pela CEARTE, de Coimbra.

A INSPIRAÇÃO

O grande vencedor da noite apresentou uma peça de linho e algodão, «o linho português e o algodão de África», onde também constavam os incontornáveis motivos dos lenços de namorados, «as lisonjas (losangos) ligadas ao universo feminino e os corações com técnica de puxados ligados à tecelagem regional portuguesa. Tudo feito em teares».

A inspiração veio de longe, como revela o vilaverdense Fernando Rei, o formador e criador da peça: «Panos da Terra é tecelagem puramente africana e tem a ver com a expansão marítima e o levar novas culturas. Estas faixas eram usadas em cerimónias, como casamentos e funerais, unidas umas às outras e formavam esses panos de cerimónias».

Se a inspiração foi do formador, o trabalho coube aos formandos do curso de tecelagem que o acompanharam: «trabalharmos o conceito na formação e todos os formandos trabalharam para a elaboração do mesmo, com duas faixas cada formando».

MAIS DERTALHES NA EDIÇÃO IMPRESSA DE MARÇO DO JORNL ‘O VILAVERDENSE’

DIA 07 NAS BANCAS!

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE