O vereador do Chega na Câmara de Vila Verde, Fernando Silva, alertou esta segunda-feira para um problema no transporte de alunos da Ribeira do Neiva, nomeadamente o tempo de espera, pedindo que o Município tome medidas para encontrar soluções de forma rápida.
«Há um problema que deve ser resolvido com os transportes dos alunos na Ribeira do Neiva. Este ano a carga horária foi reduzida e as aulas do 2º e 3º ciclos terminam às 17h20. O 1º ciclo termina às 17h00 e os alunos só saem da escola por volta das 17h10, e nesses 10 minutos dá-se a entrada dos miúdos no autocarro», começou por dizer.
Segundo Fernando Silva, «o transporte é feito por duas voltas no mesmo circuito, o primeiro com os alunos do 1º ciclo e o segundo com os alunos do 2º e 3º ciclos».
«O problema que se coloca é o seguinte: os alunos do 2º e 3º ciclos têm de aguardar 40 minutos pelo autocarro, que está a fazer a primeira volta. Os pais destes alunos querem uma solução para este problema, que seria colocar outro autocarro ou fazer o transporte em conjunto», referiu.
Assim, de acordo com o vereador, «o 1º ciclo aguardava cerca de 10 minutos pelos alunos do 2º e 3º ciclo».
«Temos também uma falha grave em algumas paragens de autocarro, muitas delas não oferecem resguardo das chuvas e há pessoas a queixarem-se de que por vezes saem dali encharcadas. O que é que este executivo vai fazer para resolver esta situação e garantir que as crianças não estejam tanto tempo ao frio e à chuva, principalmente no Outono e no Inverno?», questionou.
Na resposta, o vereador com o pelouro da Educação, Manuel Lopes, disse que a autarquia está em conversações com a empresa transportadora e com o Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva no sentido de «promover uma articulação do horário do transporte que evite os tempos de espera a que têm sido sujeitos, particularmente, os alunos do 2º e 3º ciclos».