LETRA HARVEST FEST´18 -

LETRA HARVEST FEST´18 - -

Festa da cerveja e do lúpulo regressa a Vila Verde nos dias 24 e 25 de Agosto

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Está a chegar um evento que vai deixar os amantes da cerveja (e não só) com um sorriso de orelha a orelha. No Letra Harvest Fest’18, que decorre entre 24 e 25 de Agosto, a colheita do lúpulo dá o mote para um fim-de-semana de experiências musicais, culturais e gastronómicas.

A organização criou packs para diferentes actividades (colheita, produção de cerveja, jantar de harmonização), que já estão quase esgotados. Quem já não for a tempo de agarrar um dos packs disponíveis, pode-se juntar à festa a partir do final da tarde para duas de Letra com os amigos e boa música.

Para afugentar o calor, o Festival de Cerveja Letra (começa às 18h30, na sexta, e às 17 horas, no sábado) apresenta mais de 30 variedades de cerveja bem fresca na zona exterior da Letraria, em Vila Verde. No mesmo local, a partir das 22 horas começam os espectáculos de música ao vivo, com entrada livre, que prometem animação pela noite dentro.

Os amantes do desporto não foram esquecidos e podem aquecer para os concertos com o Trail Harvest Fest’18, organizado pelo movimento Vila Verde a Correr.

Para aprender não basta assistir, é preciso arregaçar as mangas e colocar as mãos na massa. E é exactamente o que vão fazer os participantes no Letra Harvest Fest. As plantas são cortadas na pequena plantação da Letra no centro de Vila Verde e transportadas pela força de braços até às imediações da Letraria. Aí, a flor do lúpulo é removida da planta através de um complexo sistema de processamento. Uma maravilha da engenharia que envolve articulações, tendões, músculos. É tudo feito à mão. Depois, os participantes  aprendem a receita e misturar os ingredientes. Fica tudo a levedar tranquilamente. Trinta dias depois obtém-se uma cerveja artesanal confeccionada pelos participantes que está pronta a ser comercializada.

“Uma experiência única e inesquecível para os apreciadores do néctar”, garantem os organizadores.

INICIATIVA NA ROTA DAS COLHEITAS

A iniciativa é organizada pela Cerveja Artesanal Letra e insere-se na programação turístico-cultural ‘Na Rota das Colheitas’, do município

A Letra Harvest Fest atrai anualmente centenas de pessoas à sede de concelho, vindas de vários pontos do país e procura reavivar uma técnica agrícola com tradição em Vila Verde, a plantação do lúpulo.

O  concelho tem uma história robusta na matéria, como nos explica o mestre cervejeiro Filipe Macieira, da Letra. “Nos anos 80 do século XX, estava localizada em Vila Verde a maior estação de tratamento e armazenagem de lúpulo de toda a região Norte. As pessoas mais velhas dizem-nos que se lembram perfeitamente da colheita, do cheiro, da textura. Contam que antigamente também havia aqui uma fábrica de cerveja”, avançou o engenheiro, acrescentando que o cultivo do lúpulo se apresenta como uma excelente oportunidade de negócio para as agricultores portugueses e Vila Verde reúne todas as condições para tomar a dianteira nesta área.

 PRODUTO ESCASSO

 À semelhança das congéneres nacionais, a Cerveja Artesanal Letra importa todo o lúpulo que necessita para a produção e mais de metade chega dos Estados Unidos da América. A Letra utiliza mais de 30 variedades diferentes de lúpulo.

A título de exemplo, no Norte do nosso país há unicamente uma produção, de apenas uma dessas variedades e num volume bastante reduzido. Sem ignorar a necessidade de um investimento inicial elevado e o facto de a planta só atingir o pico de produção a partir do 3.º ou 4.º ano de cultivo, Filipe Macieira recorda que há uma enorme procura no mercado por este ingrediente, que se torna cada vez mais escasso com o crescimento da produção de cerveja artesanal. Além disso, afigura-se como um investimento de longa rentabilidade, já que cada planta dura cerca de 25 anos.

Do outro lado da fronteira chega-nos um bom exemplo disso mesmo. ‘Nuestros hermanos’ apostaram na criação de novas plantações e o escoamento de lúpulo é imediatamente garantido pela economia interna, pelas marcas espanholas de cerveja.

“Foi com este duplo propósito que surgiu o Letra Harvest Fest. Um evento de divulgação da importância da flor do lúpulo para o fabrico da cerveja e suas propriedades, com um programa associado para atrair pessoas a Vila Verde e criar experiências únicas e inesquecíveis”, salientam os organizadores

PROGRAMA

Dia 24 de Agosto – Sexta – Feira

10:00h – Produção cerveja Y.M.C.Ale Collab Cerveja LETRA e Cerveja Musa

18:00h – Jogo de Futebol Amigos à LETRA* @PLAYGREEN

18:30h – 02:00h Festival Cerveja LETRA Harvest@LETRARIA EXTERIOR

20:00h – Jantar de Harmonização* @LETRARIA

22:00h – Concerto CAN CUN

23:00h – Concerto Omodo

24:00h – DJ Set The New Party Makers

Dia 25 de Agosto – Sábado

10:00h – Inicio da Colheita e Produção LETRA Harvest&Friends 2018 *

17:00h – 04:00h Festival Cerveja LETRA Harvest@LETRARIA EXTERIOR

17:00h – Trail Harvest Fest 2018* by Vila Verde a correr

17:30h – Boil Over – Encontro de Homebrewers Portugueses

18:30h – Apresentação Sidra 100% maçã – Letra Craft Trials

19:00h – Atuação de concertinas Joaquim Torres “Quim & Amigos”

22:00h – Concerto Gobi Bear

23:00h – Concerto This Penguin Can Fly

00:00h – Concerto Baltik Porter

01:30h – DJ Set PI – Pedro Ferreira

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.