O Município de Esposende, em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), promove, entre 30 de agosto e 1 de Setembro, a “Festa da História: Caminhos de Santiago”, durante a qual serão recriadas passagens históricas associadas às peregrinações a Santiago de Compostela.
Depois de, em 2018, ter registado a afluência de 30 mil pessoas, – salienta o Município – “a Festa da História conduz os visitantes por uma viagem ao passado. As ruas e praças da cidade acolhem as tendas de almocreves, bufarinheiros e mesteirais e muita animação com música e teatro”.
Às 18 horas de 30 de agosto, o cortejo de boas vindas percorre as ruas do burgo, com leitura do auto de abertura. Estão previstos espectáculos de demonstrações de falcoaria, de artes circenses, teatro e adestramento de novos cavaleiros. Fazendo jus ao epíteto de ponto obrigatório no Caminho de Santiago da Costa, Esposende promove uma recriação da Chegada dos Peregrinos e acolhimento pelos freires da Ordem, incluindo cerimónia do lava Pés.
BOBOS DA CORTE
Os Bobos da Corte de Afonso V deambulam pelas tabernas e os músicos da Corte animam os peregrinos e os forasteiros. Sábado, dia 31, realiza-se uma procissão nocturna, em honra dos pescadores, peregrinos e suas famílias, entoando-se cânticos religiosos, em devoção a Nossa Senhora dos Navegantes.
“Peças e Peripécias de um bando de marinheiros perdidos em terra” abre a programação do último dia, com as ruas a receberem a animação itinerante de “Os Druidas”, enquanto mestres de falcoeiros aplicam-se nos treinos da caça com os seus mais nobres exemplares.
O teatro prossegue com “Tudo por uma donzela” e “A fuga”, havendo espaço para um espectáculo de artes circenses, o “Amorus Bobus”. O encerramento, pelas 23 horas, conta com a presença de todos os grupos e associações participantes.
A cerimónia de abertura oficial é na sexta-feira, às 18 horas, encerrando às 24 horas; sábado, abre às 12 horas e encerra às 00h30 horas de domingo; e domingo abre às 11 horas e encerra às 23 horas.