VILA VERDE

VILA VERDE -

Festa das Colheitas de Vila Verde: O «hino ao mundo rural» acontece de 04 a 08 de Outubro

«Um hino ao mundo rural». De 04 a 08 de Outubro, Vila Verde vai voltar a sentir o ‘pulsar do mundo rural’, na tradicional Festa das Colheitas – 31ª Feira Mostra de Produtos Regionais. São cinco dias para «ver, apreciar, sentir e degustar o fruto da terra, resultado do trabalho das nossas gentes», assinalou a presidente de Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, esta manhã, durante a conferência de imprensa de apresentação de mais um certame.

O campo da feira transforma-se no «palco ao vivo das colheitas», uma área que estará preenchida com 118 expositores dos mais diferentes sectores de atividade: dos doces aos vinhos, ao fumeiro e produtos hortícolas. Não faltarão ainda a maquinaria agrícola, o artesanato e os concursos de mel, broa e marmelada, bem como das raças avícolas e gado bovino.

Em paralelo, três tendas acolhem a gastronomia e vinhos, a par de outros sabores e petiscos tradicionais.

Destaque ainda para as recriações de atividades agrícolas ao vivo, das desfolhada à pisada de uvas, bem como a tradicional ‘Festa do Caurdo’.

«É uma festa que resulta do envolvimento de muitas instituições e associações», destaca Júlia Fernandes, destacando a participação ativa das escolas, da Associação de Folclore, ATAHCA, AMIBA, CAVIVER, entre associações e juntas de freguesia.

ZÉ AMARO, DESAFIO E CAVAQUINHOS

A Festa das Colheitas de Vila Verde alarga o seu âmbito aos grandes espetáculos musicais, de raiz mais popular e ligeiro. O cowboy Zé Amaro atua na primeira noite, a 04 de Outubro (22h30), estando a atuação dos Pedra D´Água e Antikua agendada para o dia seguinte, também à mesma hora.

Antes, durante a manhã e tarde, decorre o VI Encontro Nacional de Tocadores de Cavaquinho.

A noite de sexta-feira, dia 06 de Outubro, é dedicada à Desgarradas, com a presença em palco de 0 cantadores da arte do improviso popular.

No sábado, dia 07 de Outubro, a Academia de Música de Vila Verde realiza um concerto, pelas 17h30. E às 19h00, entram em palco os Tukanos. O folclore concelhio exibe-se em palco a partir das 22h00, logo após a realização de mais uma ‘Festa do Caurdo’.

O domingo, dia da tradição, volta a contar com a animação popular em formato de rusgas, no XXVI Encontro de Tocadores de Concertinas, que se realiza pela tarde do dia 08 de Outubro.

«Estão reunidos todos os condimentos e condições para mais uma grande ‘Festa das Colheitas?, salienta Júlia Fernandes. A autarca vilaverdense convida, por isso, «à festa do povo e da ruralidade».

PROGRAMA – programa festa das colheitas 2

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE