VILA VERDE -
Festa de Santo Isidro na Carvalhosa para honrar Padroeiro dos Agricultores

Religião e cultura vão andar de mãos dadas no Lugar da Carvalhosa no próximo fim-de-semana, de 27 a 29 de Setembro. A Festa de Santo Isidro – Padroeiro dos Agricultores, traz a Vila Verde actuações de grupos musicais, folclore, espectáculos de fogo-de-artifício e celebrações religiosas. Um dos destaques da iniciativa vai para a procissão do próximo domingo, 29 de Setembro, pelas 16h, em que os andores floridos enchem de cor e brilho as imediações da capela de Santo Isidro perante uma bela moldura humana.

«VITAL MANTER VIVA A TRADIÇÃO»

Num concelho que se orgulha da sua ruralidade, torna-se «vital manter viva a tradição de agradecermos a Santo Isidro pelo sustento que retiramos da terra». As palavras são de Isabel Fernandes, da Comissão de Festas responsável pela organização das celebrações em honra do Padroeiro dos Agricultores, que se inserem na programação “Na Rota das Colheitas”, do Município de Vila Verde.

PUBLICIDADE

Para Isabel Fernandes, trata-se de uma iniciativa de cariz religioso que oferece ao concelho três dias de convívio e demonstração de fé. A representante da Comissão de Festas vai mais longe e defende que «entre petiscos, tradição, hospitalidade, convívio e animação» estão reunidos os ingredientes para criar excelentes momentos no Lugar da Carvalhosa. Isabel Fernandes concluiu destacando a «bela procissão que inclui sempre andores bem decorados e que move muita gente».

PROGRAMA

A animação começa na manhã de sexta-feira, 27 de Setembro, com música gravada. A festa prossegue a partir das 22h com o grupo musical Cantares D’Aldeia a subir ao palco para alegrar o público e “aquecer” os ânimos para a sessão de fogo-de-artifício com início marcado para a meia-noite. No dia seguinte, as luzes da ribalta recaem sobre o grupo musical Império D’Ouro que, com danças, cantorias e instrumentos, promete animar o Lugar da Carvalhosa. Ao fim da noite terá lugar o segundo espectáculo de pirotecnia do programa.

O último dia das celebrações é o mais preenchido. Por volta das 11h, vai decorrer a missa cantada pelo Grupo Coral de Vila Verde. À tarde, o destaque também vai para as celebrações religiosas. A partir das 16h, começa a oração e sermão em honra de Santo Isidro. Segue-se um dos momentos mais aguardados do programa, a procissão com vários andores floridos, acompanhada pela Fanfarra de Barbudo e por uma multidão de devotos.

A festa não tira o pé do acelerador e, às 18h, haverá uma actuação das Concertinas da Paródia da Escolinha da Carvalhosa. A animação nocturna fica entregue aos sons tradicionais do folclore com as actuações do Grupo Folclórico de Vila Verde e do Rancho Folclórico S. Martinho de Moure. As celebrações em honra do Padroeiro dos Agricultores encerram por volta das 24h com a terceira grandiosa sessão de fogo-de-artifício.