Leïla Slimani, escritora e jornalista franco-marroquina, é uma das figuras centrais da sessão de inaugural do festival literário Utopia, que arranca esta sexta-feira para 10 dias de uma programação que percorre vários locais de Braga.
Agendado para as 21h30, no auditório do Espaço Vita, o momento, que conta com apoio da dstgroup, assegura também a presença da jornalista Maria João Costa, que irá realizar uma entrevista de vida à autora dos romances premiados “Jardim do Ogre”, “Canção Doce” ou “O País dos Outros”, entre outras obras.
A sessão ficará também marcada pela oficialização da parceria entre o Utopia e Ponta Delgada, que em 2026 será Capital Portuguesa da Cultura. A cidade da ilha de São Miguel sinalizou a literatura como área a trabalhar no seu programa, contando para isso com a chancela do Utopia.
O primeiro dia do festival conta ainda com a realização de atividades de leitura em escolas, com a apresentação da instalação de realidade virtual VRWandlung – uma homenagem à obra “Metamorfose”, de Franz Kafka –, e com uma sessão ao vivo do podcast “Investidor Inteligente”, que terá como tema “As Mulheres e o Dinheiro”.
Já durante o dia de sábado, de entre as várias atividades programadas, destaque para a sessão ao vivo do podcast “Vale a pena”, com Miguel Sousa Tavares e Mariana Alvim, assim como para apresentação do livro “Obrigado por estarem presentes”, de Augusto Santos Silva.
No domingo, sublinha-se a entrevista de vida a Rodrigo Guedes de Carvalho e a realização de uma mesa de debate com o tema “Os homens que odeiam as mulheres”. O programa completo está disponível AQUI.