O festival de ciência “Pint of Science”, que ocorre em simultâneo em centenas de cidades do Mundo, estreia-se este ano em Braga.
Entre a próxima segunda e quarta-feira, há 18 investigadores, 15 deles da Universidade do Minho, a apresentarem os seus projectos à sociedade de modo simples e descontraído.
A UMinho anunciou que o evento ocorre a cada dia às 19h30, 20h30 e 21h30, nos bares “Barhaus”, “Rossio” e “Setra”, respectivamente.
A segunda-feira é dedicada a investigações sobre a reparação do menisco, as terapias direccionadas e as nano-estruturas a la carte, bem como o deus Baco na ópera, o uso de resíduos gasosos e a aplicação industrial de nano-materiais.
O palco cabe a Raphael Canadas (Grupo 3B’s), Ana Loureiro, Ana Luísa Abrantes (ambas do Centro de Engenharia Biológica, CEB), Bruno Silva (Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia, INL), João Paulo André (Centro de Química) e Nuno Azoia (Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes).
MEDICINA E CIÊNCIA
Os temas de terça-feira incidem em regeneração óssea e do sistema nervoso central, puzzles biológicos, materiais a duas dimensões, além de cascas de alimentos que previnem doenças e a descoberta de novas partículas.
O microfone fica entregue a António Salgado (Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, ICVS), Raquel Maia (3B’s), Susana Costa (Centro de Química), Nuno Peres (Centro de Física), Cláudia Amorim (CEB) e Tiago Vale (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas).
Já na quarta-feira aborda-se “como mudar o mundo, célula a célula”, as terapias para doenças neurodegenerativas, as estatísticas para prever o futuro, as partículas de ouro para detetar toxinas, a cerveja artesanal e as embalagens comestíveis.
As explicações estão a cargo de Andreia Gomes, Inês Sousa (Centro de Biologia Molecular e Ambiental, CBMA), Sara Silva (ICVS), Joel Borges (Centro de Física), Francisco Pereira (FermentUM) e Miguel Cerqueira (INL).
DISCUSSÃO
A iniciativa visa transmitir o conhecimento e a discussão científica de forma clara para todos, através de conversas informais em bares, e pode incluir surpresas no intervalo das sessões.
“Pint of Science” é uma associação sem fins lucrativos, cujo conceito nasceu em 2012 pelos neurocientistas Michael Motskin e Praveen Paul, do Imperial College (Reino Unido).
O festival chegou a 21 países em 2018, incluindo a sua estreia em Portugal, que este ano tem extensões em Aveiro, Braga, Bragança, Lisboa e Porto, com a apresentação de projetos de 114 cientistas.
A organização em Braga tem a parceria da UMinho, em particular das Escolas de Ciências e Engenharia e dos centros de investigação CBMA e CEB.