Guimarães é uma das 10 cidades portuguesa que recebe, entre 22 a 24 deste mês, o Festival Pint of Science, que se realiza simultaneamente em 25 países, com a intenção de tornar acessível o conhecimento científico a todos.
Em Guimarães, o festival, que conta com o apoio do município, aborda três temas diferentes, desde a biologia à engenharia, passando pelas neurociências, a acontecer em diferentes bares vimaranenses.
A Pint of Science é uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo divulgar o trabalho de investigadores de diferentes áreas científicas ao público em geral num ambiente descontraído, como bares locais.
Além de Guimarães, o evento decorre nas cidades portuguesas de Braga, Aveiro, Bragança, Coimbra, Horta, Guarda, Leiria, Lisboa e Porto.
PROGRAMA
No dia 22, no Oub’lá, está em debate o tema ‘Miniaturizando a Vida: À descoberta das bactérias, da biologia, e o segredo da divisão celular’ que conta com Eduardo Silva (Grupo 3Bs, Universidade do Minho) e Cátia Carvalho (I3S, Universidade do Porto).
Já no dia 23, no Pholus, o tema é ‘Os mistérios da mente: Viagem pela neurociência, a arte da recordação, e a psicologia cerebral’, com Emanuel Pedro Albuquerque (Escola Psicologia, Universidade do Minho) e Carina Cunha (ICVS, Universidade do Minho).
A terminar, no dia 24, no Ramada 1930, é debatido o tema ‘Por um amanhã sustentável: Alternativas aos plásticos convencionais e novas formas de produzir alimentos’, com Sara Oliveira (INL) e Juliana Oliveira (CeNTI).