Está aí a 16ª edição dos Fins de Semana Gastronómicos do Turismo do Porto e Norte de Portugal, iniciativa que voltará também a passar pelo concelho de Vila Verde. O pontapé de saída acontece já no próximo sábado, 17 de janeiro, em Santa Maria da Feira e Vieira do Minho.
Este ano, a programação conta com 75 municípios que, ao longo de 32 semanas pelo ano, através dos seus restaurantes e estabelecimentos de hotelaria, darão a conhecer a sua gastronomia.
Em Vila Verde, o Fim de Semana Gastronómico decorrerá entre os dias 21 e 23 de novembro, com destaque para o arroz de pica no chão à moda de Vila Verde e para o pudim Abade de Priscos.
Esta iniciativa é uma das que reúne “maior sucesso” no Turismo do Porto e Norte. “Ao longo de 15 edições realizadas, tem trabalhado no sentido de salvaguardar e divulgar sabores ancestrais e produtos endógenos com grande potencial gastronómico”, refere o organismo, em comunicado.
Para Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, a gastronomia e os vinhos são uma mais-valia fundamental da região e dos produtos que mais contribuem para a “coesão territorial entre os vários subdestinos, dando também uma importante ajuda para combater as dificuldades que a sazonalidade sempre coloca”.
Os Fins de Semana Gastronómicos levam os municípios a elaborar, juntamente com restaurantes e unidades de alojamento, pacotes especiais para a data, com uma oferta estruturada em promover o território.
São 908 os restaurantes aderentes aos Fins de Semana Gastronómicos, aliados a 680 alojamentos e 255 espaços de enoturismo público-privados que se associaram. Entre todos, disponibilizarão mais de 200 receitas de iguarias típicas para todos os momentos de degustação.
A programação completa e os restaurantes aderentes estão disponíveis AQUI.