CULTURA

CULTURA -

Fontes e chafarizes do centro histórico de Braga dão mote à próxima sessão do Itinerarium

As “Fontes e chafarizes do Centro Histórico de Braga” são o tema da próxima sessão do programa Itinerarium, que se realiza a 24 de fevereiro, às 10h00. A sessão será orientada por Maria do Carmo Ribeiro, da Universidade do Minho.

A iniciativa, cujo ponto de encontro está marcado para a Praça Municipal, é organizada pelo município de Braga em parceria com a Universidade do Minho. O objectivo é promover o conhecimento do património bracarense.

“A cidade de Braga, detentora de uma longa e interrupta ocupação, desde o período romano até à atualidade, mas também de bons recursos hídricos e abundante vegetação, conheceu a construção de várias arquiteturas e espaços relacionados com a água”, refere a autarquia.

Segundo o município, “atualmente, no seu centro histórico, persiste ainda um vasto e rico património composto por fontes, fontanários e poços construídos em diferentes momentos históricos da cidade”. “Esta atividade pretende, precisamente, através de uma visita guiada ao centro histórico revisitar alguns deles e contar um pouco da sua história”, sublinha a Câmara de Braga.

A participação na iniciativa é de entrada livre, mas os interessados deverão efetuar a sua inscrição através de cmbcultura.eventbrite.com.

O Itinerarium divide-se em quatro eixos temáticos: cidade perdida, cidade recordada, cidade vivida e cidade experimentada. No programa de visitas e sessões de história local que decorre até ao final do ano prevê-se o conhecimento de espaços, monumentos, tradições e temáticas diversas da História bracarense.

O projecto conta com a curadoria científica de Maria Marta Lobo de Araújo, docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE