Um forte sismo atingiu a região do sudeste asiático, tendo sido sentido em Myanmar (antiga Birmânia), Tailândia e sul da China, pelo menos.
De acordo com o serviço norte-americano USGS, o sismo alcançou a magnitude de 7.7 na escala de Richter.
O sismo ocorreu a 16 quilómetros a noroeste da cidade de Sagaing, centro de Myanmar, a uma profundidade de 10 quilómetros, por volta das 14h20. hora local (6:20 em Lisboa), segundo o USGS.
Fortes tremores foram sentidos na Tailândia, provocando cenas de pânico em Banguecoque, onde escritórios e lojas foram evacuados, relata a AFP.
“Ouvi o barulho enquanto dormia em casa, corri o máximo que pude para fora do edifício de pijama”, disse à AFP Duangjai, residente na segunda maior cidade do país, Chiang Mai, um destino turístico popular conhecido pelos seus templos.
Há registo de edifícios a colapsaram.
BREAKING: Closeup video shows the moment skyscraper collapses in Bangkok, Thailand from powerful earthquake.pic.twitter.com/IKhRrecvQc
— AZ Intel (@AZ_Intel_) March 28, 2025
Os abalos foram sentidos no norte e centro da Tailândia.
De acordo com o Washington Post, há edifícios a serem evacuados em Banguecoque, área tailandesa que abriga mais de 17 milhões de pessoas.
Os alarmes ouviram-se por volta das 13h30 em Banguecoque, 6h30 em Lisboa. Várias pessoas saíram das suas casas perante os sinais de perigo, e, nas redes sociais, podem ver-se imagens de edifícios com danos e a colapsar.
As autoridades locais ainda não informaram sobre danos ou vítimas.
https://twitter.com/OC_Scanner/status/1905511749748752671
ovilaverdense@gmail.com
Com SIC Notícias/ Agências