REGIÃO

REGIÃO -

Francisco Assis marca presença no IPCA para falar do Modelo Social Europeu na inauguração do “Europe Direct Minho”

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) inaugura no próximo dia 22 de Junho, pelas 9h30, o espaço “Europe Direct Minho”, que ficará instalado no Campus de Barcelos até 2025. A cerimónia, que decorrerá em formato online e presencial, incluirá um debate com as presenças de Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social, do eurodeputado José Manuel Fernandes e do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha.

Com o debate, intitulado “O início do Modelo Social Europeu? O Plano de Acção sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, moderado pelo director do jornal Correio do Minho, Paulo Monteiro, o IPCA, pretende «promover uma reflexão sobre a exequibilidade de um modelo social para a União Europeia (UE) e a importância da implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais para reduzir as assimetrias sociais e económicas da União Europeia, ainda num contexto da presidência portuguesa do Conselho da UE».

Antes do debate, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e a coordenadora do “Europe Direct Minho”, Alzira Costa, irão apresentar a missão e funções deste serviço, que sucede ao antigo Centro de Informação Europe Direct (CIED).

PUBLICIDADE

A inauguração do “Europe Direct Minho” num edifício do Campus do IPCA acontece depois de, recentemente, ter sido aprovada a candidatura apresentada pelo Instituto Politécnico para acolher este serviço no período 2021-2025.

“EUROPE DIRECT MINHO”

Os “Europe Direct” correspondem a uma nova geração dos Centros de Informação Europe Direct (CIED), que têm como principal objectivo «promover a aproximação da União Europeia (UE) aos cidadãos, designadamente através da organização de actividades informativas e participativas».

Neste contexto, o “Europe Direct Minho” vai «fornecer informações sobre as competências, políticas e prioridades da UE, através da organização de eventos, seminários e outras acções de interação com os cidadãos, seja presencialmente ou por via online». Entre as suas inúmeras funções, fornecerá regularmente aos órgãos de comunicação social e aos multiplicadores locais (influenciadores das redes sociais, bloguistas, etc.) informações e conteúdos relevantes sobre a UE.

A acção do “Europe Direct Minho” vai passar, ainda, pelo «envio à Comissão Europeia de informações relevantes sobre temáticas sensíveis a nível local e pela colaboração com escolas da região para a divulgação de material didático acerca da UE».

O “Europe Direct Minho” será um espaço aberto ao público e disponível para responder a questões ou a pedidos individuais de reuniões, bem como encaminhar os cidadãos para as redes da UE apropriadas (ou para o Centro de Contacto Europe Direct). Será, igualmente, activo nas redes sociais, promovendo a «interação com o público».

Para participar no debate deve efectuar a inscrição em https://bit.ly/europeminho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.