REGIÃO

REGIÃO -

Freguesia de Esposende presta homenagem aos ex-combatentes

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A freguesia de Palmeira de Faro, em Esposende, homenageou, este domingo, os filhos da terra que combateram no ultramar, assim como aqueles que participaram nas batalhas da 1.ª Grande Guerra. 

O monumento retrata um militar e o Globo, esculpido por Américo Abreu, em alto relevo, numa rocha extraída do monte S. Lourenço.

São 146 nomes de palmeirenses que combateram nas ex-colónias e que incorporaram o contingente português que participou na 1.ª Guerra Mundial. 

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, vê nestas homenagens a ex-combatentes de guerras “que ocorreram num passado não muito longínquo, a chamada de atenção para as gerações actuais colherem ensinamentos dessas guerras”. 

Recorrendo a uma metáfora, o autarca, evocou os guerreiros de outrora, para assinalar os feitos dos heróis actuais (com a imagem de João Ribeiro presente) e destacar “a conquista da paz”. 

“É essa conquista que devemos defender e transmitir aos mais jovens, porque a paz é um dos principais activo do nosso país e que permite atrair novos cidadãos”, sublinhou Benjamim Pereira. 

Segundo o presidente da União de Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, Mário Fernandes, esta homenagem constitui “um acto de justiça”, para com aqueles que “defenderam a pátria”.

Já Fernando Cruz, secretário da Junta da União de Freguesias, assinalou a cerimónia como “a celebração da admiração por todos os ex-combatentes que desperdiçaram os melhores anos das suas vidas na defesa do nome de Portugal”.

O cabo Lima, em representação de todos os ex-combatentes, agradeceu a homenagem e lembrou os companheiros que “caíram no campo de batalha”, para relembrar a necessidade de “reconhecer a dedicação e entrega ao país”.

Segundo o autor do monumento, Américo Abreu, a obra pretende traduzir a “universalidade da acção militar portuguesa que levou homens de Palmeira de Faro aos quatro cantos do mundo”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.