Nos dias 10 e 17 de Fevereiro, o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) do Agrupamento de Escolas de Prado promoveu um workshop online dinamizado pela terapeuta da fala Lara Araújo, intitulado “Vamos Falar sobre Consciência Fonológica”. Este workshop teve como público-alvo os educadores e professores do 1º ciclo.
Em nota enviada, pode ler-se que «ao longo dos anos, vários têm sido os estudos que demonstram a influência positiva do trabalho desenvolvido ao nível da consciência fonológica, isto é, à capacidade de, conscientemente, prestar atenção aos sons da fala e não ao seu significado, na aquisição da leitura e escrita. Já no ano de 1994, o investigador Adams, conhecendo as dificuldades que se colocavam a muitas crianças em conseguir ler e escrever e sabendo do impressionante efeito da consciência fonológica, deixou a seguinte questão: “De que estamos à espera para integrar jogos e atividades de consciência fonológica no jardim de infância?”».
O workshop debruçou-se sobre a importância de se promover, através do poderoso mundo do brincar, a competência que está, definitivamente, de mãos dadas com o sucesso da leitura e escrita.