VILA VERDE

VILA VERDE -

Gala Namorar Portugal. Alunos da TEXAVE conquistam primeiro prémio com macacão inspirado nos Lenços dos Namorados

Um macacão branco e um casaco azul com recortes singulares e ambos bordados com motivos dos Lenços dos Namorados conquistaram o primeiro prémio do XXI Concurso Internacional de Criadores de Moda, realizado esta sexta-feira à noite, integrado na Gala Namorar Portugal, em Vila Verde.

Tiago Pinto, Ana Margarida Correia, Chissola Rodrigues e Margarida Oliveira da TEXAVE – Escola Profissional do Ave são os autores do coordenado, que resultou de um trabalho de grupo com apoio das professoras do curso de Design de Moda.

Ana Margarida Correia, natural de Paços de Ferreira, e Margarida Oliveira, de Guimarães, foram os elementos a receber o prémio, atribuído pelo município, no valor de 1.000 euros. Ana Margarida, apesar de não ser minhota, conta que a avó bordava e que, com este concurso, passou a conhecer a história dos Lenços dos Namorados.

«Ao anunciarem o Prémio Jovem Revelação, achamos que não íamos ganhar e começamos a perder esperanças», confessou a estudante, no final da gala, em declarações aos jornalistas. No entanto, para o último anúncio de premiados estava reservada a surpresa.

«Além dos motivos dos lenços, o desenho, a cor do casaco, do macacão em si, as cores dos bordados, tudo é inspirado nos Lenços dos Namorados», descreveu a jovem aluna. Mas tudo surgiu de forma “imediata” e «fruto da imaginação» dos quatro elementos do grupo, garantiu Ana Margarida Correia.

O desenho dos motivos é atribuído a Margarida Oliveira. «Na seleção dos materiais tivemos influência da nossa professora de Design de Moda, a escolha foi feita a dedo», acrescentou Ana Margarida Correia.

Ao ver desfilar o coordenado, a jovem não conseguiu conter a emoção. «Queremos mais, queremos seguir a área da Moda, é um sentimento que não se explica. Este prémio é um grande incentivo», garantiu.

Noite de moda, música e romance

A noite trouxe à passerelle 61 coordenados, a maioria feita por participantes individuais ou em grupo portugueses, mas também com participações de Espanha e da Bulgária.

Este ano, pela primeira vez, a gala realizou-se na Adega Cultural que recebeu também peças exclusivas dos estilistas habituais Anabela Baldaque e Rafael Freitas. O evento foi conduzido por Filomena Cautela e contou com a animação musical da Orquestra Viv’Arte e da cantora Anabela.

As criações, fortemente influenciadas pelos motivos dos lenços e o seu significado de romance, foram avaliados por um júri constituído por Anabela Baldaque, Rafael Freitasm Sylvie Castro e António Pereira.

Este ano, outra novidade foi o prémio para coordenados infantis, atribuído pelo McDonald’s de Vila Verde, no valor de 250 euros.

PRÉMIOS

1º Prémio: Coordenado 51 – TEXAVE – Escola Profissional do Ave (Tiago Pinto, Ana Margarida Correia, Chissola Rodrigues e Margarida Oliveira)

2º Prémio: Coordenado 47 – CEARTE Coimbra (Formandos do curso de Tecelagem de Vila Verde sob orientação de Fernando Rei)

3º Prémio: Coordenado 39 – Casa Pia de Lisboa (Tara Chaves e Marta Tavares)

Prémio Jovem Revelação: Coordenado 43 – Casa Pia de Lisboa (Maria Canaço, Nelida Soares, Raissa Furtado e Williane Anjos)

Prémio do Público: Coordenado 9 – Daniela Gonçalves Araújo

Prémio Impacto Visual: Coordenado 8 – Marisa Marinho

Prémio Delta Cafés: Coordenado 53 – ETG, Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos (Ana Costa, Beatriz Miranda, Catarina Gomes, Cristina Fuca, Daniela Queirós, Inês Meira, Lara Gonçalves, Mafalda Vilas Boas, Maria Sousa, Mariana Sampaio, Soraia Fonseca e Margarida Lemos)

Prémio McDonald’s: Coordenado 13 – Aline Malheiro de Santana

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE