A Galeria do Paço, em Braga, acolhe a exposição etnográfica “Retalhos do Minho – Ritos & Rituais”, promovida pelo GFUM – Grupo Folclórico da Universidade do Minho. Uma iniciativa integrada na celebração do 30.º aniversário do grupo, tendo lançado naquele espaço o projeto cultural “Voltas da Tradição”.
O projeto está dividido em três eixos: melodia, memória e movimento.
A inauguração da exposição decorreu no passado sábado, com cantares e com a representação da tradicional doceira ‘à porta da festa’, que ofereceu cavacas minhotas a quem ali esteve.
A exposição abarca todos os concelhos da região, destacando-se os concelhos do Baixo Minho, como Vila Verde, Braga, Amares, Famalicão, Esposende, Guimarães, Barcelos e Vieira do Minho, entre outros.
A mostra pode ser apreciada em dois pisos: no piso inferior, composto por ritos de passagem e um dos rituais ou comportamento espirituais numa vivência comunitária; no piso superior, estão trajes do Baixo Minho, cedidos por vários colecionadores, associações e instituições.
A exposição é uma peça central no ciclo “Voltas da Tradição” do GFUM, que abrange diversas atividades, desde exposições e tertúlias até workshops, concertos e festivais.
Além disso, a iniciativa contribui para a preservação do património cultural imaterial nacional, como evidenciado pelo reconhecimento recente do “Canto a Vozes” como tal.
A mostra tem entrada livre de terça-feira a sábado, entre as 10h00 e as 18h30.
Decorre até 11 de fevereiro.
ovilaverdense@gmail.com