O Projecto Geração Lanhoso, em parceria com a empresa MPT – Mobilidade Para Todos, encontra-se a realizar acções de sensibilização nos estabelecimentos de ensino da Póvoa de Lanhoso, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, sobre “Acessibilidade para Todos”, prevendo-se que chegue até 3300 crianças e jovens.
O Município informou que estas acções começaram no dia 13 de Abril com algumas turmas do ensino secundário com a actividade “Escola de Acessibilidade” e já se realizaram outras, nomeadamente, no Jardim de Infância de Sobradelo da Goma, no Jardim de Infância de Travassos, no Jardim de Infância de Taíde e em algumas turmas do 2º e 3º ciclos da escola EB1 do Ave.
“Todos estes públicos desenvolverão competências comportamentais de maior atenção pelas pessoas com mobilidade reduzida, defendendo as estratégias de desenvolvimento de territórios para todos. A cada criança do pré-escolar pretende-se entregar um livrinho para pintar; para o 1º ciclo, haverá campanhas contra estacionamento abusivo; para o 2º e 3º ciclos, realizar-se-á um concurso escolar de fotografia; e, para o ensino secundário, está prevista a Escola de Acessibilidades”, salienta.
O maior impacto deste projeto – acrescenta – “será o efeito modelador e multiplicador de novas mentalidades e comportamentos tendentes a uma nova cultura de inclusão social a partir daqueles/as que tudo vivem, sentem e querem – os/as mais novos/as – e que exigem territórios mais acessíveis”.
Esta actividade encontra-se inserida no Projecto Geração Lanhoso no âmbito do eixo 3 – Capacitação da Comunidade e das Instituições.
O projecto tem a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso como parceiro local e a Sol do Ave como entidade promotora e coordenadora, sendo financiado no âmbito do Fundo Social Europeu – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Tipologia de operação, Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 3G).