PAÍS

PAÍS -

GNR apreende mais de 11 toneladas de peixe e marisco em mega-operação europeia

No âmbito de uma mega-operação de combate à pesca ilegal, a GNR liderou uma acção conjunta com várias polícias europeias, que resultou na apreensão de 11 toneladas de peixe, moluscos e crustáceos.

Foram também detidas oito pessoas, indiciadas por 64 crimes e 185 infracções administrativas. Durante a operação, foram inquiridas 2.248 pessoas e fiscalizados 12 veículos e 194 embarcações.

As autoridades apreenderam detonadores de explosivos, quase 11 toneladas de peixe, crustáceos e amêijoas, incluindo truta, sardinha, peixes pequenos, atum, amêijoa e lagostas da Noruega.

Foram ainda apreendidos equipamentos de alta tecnologia, computadores e documentos, tendo sido desmanteladas 167 redes de pesca ilegais.

De acordo com comunicado da Europol, foram mobilizados 3.162 inspectores (entre polícia, pescas, alfândegas, agricultura e agências de saúde), 260 viaturas, 189 embarcações, 18 meios aéreos e dois cães para detectar explosivos.

A operação contou com a acção da Guardia Civil espanhola e da Agência Europeia de Controlo das Pescas (EFCA), tendo sido apoiada pela Europol, Eurojust e Frontex, assim como pelas autoridades da Bulgária, Croácia, Chipre, França, Itália, Malta, Roménia, Espanha e Suécia.

A Europol informa que facilitou “o intercâmbio de informações e a coordenação operacional e prestou apoio analítico”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE