A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar, a partir desta sexta-feira e até ao próximo dia 27 de Junho, várias acções de fiscalização no âmbito da segurança privada e voltadas para a prevenção e dissuasão da prática de actos ilícitos.
A operação “PRISEC 2022” vai focar o seu esforço nos espaços de diversão nocturna, como bares e discotecas, bem como eventos culturais.
Para além disso, serão realizadas operações de fiscalização orientadas para zonas de espetáculos, divertimentos públicos, estabelecimentos de restauração e bebidas com espaços de dança, onde a GNR irá «avaliar todas as medidas de segurança exigíveis, incluindo sistemas de videovigilância».
Esta força policial refere, em comunicado, que «o aumento da procura destes locais de diversão potencia a ocorrência de incidentes», sendo esse motivo «uma preocupação para a Guarda dado poder colocar em causa a segurança e tranquilidade pública».
Nesse sentido, «emerge a relevância da actividade de segurança privada, a qual assume especial importância na protecção de pessoas», abrindo, assim, espaço para uma função complementar das Forças e Serviços de Segurança (FFSS).
Por fim, a GNR dá nota de que as infracções mais comuns relacionadas com o exercício da segurança privada estão relacionadas com a utilização do cartão profissional não aposto de forma visível ou a não utilização de uniforme aprovado.