A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, apreendeu esta segunda-feira, em Valença do Minho, 1 900 quilos de amêijoa-japonesa com o valor presumível de 17 100 euros.
A apreensão foi efectuada no âmbito de uma operação destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem o transporte e a comercialização de moluscos bivalves.
Em comunicado, a Guarda avança que “no decurso da fiscalização os militares detectaram no interior de uma viatura, oriunda da zona de Lisboa e que se deslocava em direcção à fronteira com Espanha, a existência de amêijoa imatura, com tamanho inferior ao legalmente estabelecido de 4 centímetros, a qual foi apreendida.
Além da apreensão foi identificado o condutor da viatura que efectuava o transporte, um homem de 57 anos, e elaborados dois autos de notícia por contraordenação, uma vez que os apanhadores têm de possuir um documento que garanta a rastreabilidade dos bivalves, por questões de saúde pública, assim como o mesmo não se fazia acompanhar da respectiva guia de transporte (previsto no regime de bens em circulação).